comunicado

Receita envia cartas a 550 mil contribuintes com pendências na declaração do Imposto de Renda

Quem estiver nessa situação e não aproveitar a oportunidade de se autorregularizar, poderá ser intimado formalmente.
Por: Redação Franca Noticia | Categoria: Brasil | 21-07-2021 19:08 | 124
As cartas já começam a ser enviadas neste mês de julho
As cartas já começam a ser enviadas neste mês de julho Foto de Reprodução

A Receita Federal está notificando os contribuintes com pendências da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2021.

De acordo com o órgão, cerca de 550 mil contribuintes em todo o país vão receber cartas informando que o documento enviado apresenta indícios de inconsistências que podem resultar em autuações futuras.

O objetivo é fazer com que essas pessoas verifiquem eventuais equívocos na informações declaradas ao Fisco e providenciem correção.

E não é necessário comparecer à Receita Federal. Dá pra conferir e retificar a declaração pela internet, no site do órgão. Na carta, o Fisco orienta como fazer.

Quem estiver nessa situação e não aproveitar a oportunidade de se autorregularizar, poderá ser intimado formalmente.

Quando isso acontece, não é mais possível corrigir a declaração apresentada e o contribuinte tem que comparecer à Receita, levando documentos que comprovem os dados informados e fica sujeito a multa.

As 550 mil cartas estão sendo enviadas ao longo deste mês de julho e até a primeira semana de agosto, antes do que o habitual. Em anos anteriores, as cartas eram enviadas nos meses de setembro e outubro.