zona sul

UPA do Aeroporto retorna com o atendimento da Ala Pediátrica

De acordo com a secretaria, no período de sexta-feira até esta segunda-feira, a unidade passou pelo serviço de higienização
Por: Redação Franca Noticia | Categoria: Cidades | 23-06-2021 15:26 | 113
UPA da zona sul volta ao atendimento normal
UPA da zona sul volta ao atendimento normal Foto de Reprodução

Com a redução da quantidade de pacientes atendidos pelo Pronto-Socorro "Dr. Álvaro Azzuz", polo de tratamento da Covid-19, em Franca, nos últimos dias, a Ala de Pediatria da UPA (Unidade de Pronto-Atendimento) do Jardim Aeroporto, que durante 34 dias, foi utilizada como unidade de apoio e suporte para o atendimento a pacientes suspeitos da doença, retornou nesta terça-feira, 22, com as consultas e atendimentos regulares às crianças.

No período de 14 de maio ao dia 16 de junho, a unidade teve papel fundamental para o acolhimento de 60 pacientes, que foram assistidos pelas equipes de enfermagem e médica da UPA, encaminhados pelo Pronto-Socorro "Dr. Àlvaro Azzuz", tendo em vista que a capacidade máxima da estrutura física tinha sido atingida.

Segundo a Secretaria de Saúde, o Pronto-Socorro chegou a contar com 60 pacientes, em observação, regulados pelo Sistema CROSS, aguardando autorização para a transferência em ambiente hospitalar. Durante este período de mais de um mês, na UPA do Jardim Aeroporto, 6 pacientes tiveram alta médica, possibilitando que a recuperação e o tratamento fossem concluídos em casa, junto à família.

Lucas Souza, secretário de Saúde, destacou que a UPA foi fundamental para o fortalecimento e a ampliação do atendimento aos pacientes da doença, tendo em vista, que o pronto-socorro não tinha condições físicas para suportar a alta demanda, neste período e esse apoio foi primordial. "Só temos a agradecer as equipes de enfermagem, médica e servidores da UPA do Aeroporto, que não mediram esforços para receber os pacientes que estavam aguardando por atendimento. Os profissionais se organizaram e se superaram para o acolhimento às vítimas da Covid-19, bem como os profissionais do Pronto-Socorro "Dr. Álvaro Azzuz" ", ressaltou o secretário.

De acordo com a secretaria, no período de sexta-feira até esta segunda-feira, a unidade passou pelo serviço de higienização terminal dos leitos, toda a estrutura e equipamentos, com a substituição dos materiais e produtos necessários para o atendimento à população.

A partir desta terça-feira, 22, a Ala Pediátrica da UPA do Jardim Aeroporto retomou os atendimentos de urgência e emergência de demanda espontânea para as crianças, com 2 pediatras, atendendo de segunda a sexta-feira, 24 horas por dia. Aos finais de semana, os atendimentos são prestados no Pronto-Socorro Infantil.