diferença, não doença

Dia Mundial do Autismo foi comemorado no final de semana Páscoa

Pessoas com a condição também podem apresentar déficit de atenção, depressão, ansiedade ou hiperatividade
Por: Redação Franca Noticia | Categoria: Colunas | 04-04-2021 23:16 | 166
Foto de

Lembrado em dois de abril, o Dia Mundial do Autismo chama a atenção para o transtorno, geralmente identificado na infância, que acompanha a pessoa por toda a vida.  As causas não são totalmente conhecidas e a condição reúne desordens do desenvolvimento neurológico que não tem cura. 

Alguns dos sintomas do Transtorno do Espectro do Autismo são dificuldade para se comunicar e interagir, comportamento repetitivo e interesse obsessivo. As características variam de uma pessoa para a outra, principalmente porque a condição apresenta diferentes níveis de intensidade e pode ser mais leve, de grau médio ou elevado. 

O autismo pode demorar para ser descoberto, pois embora os sinais se manifestem nos primeiros meses de vida, eles são bem sutis. É importante ficar atento quando o bebê olha pouco para os olhos dos pais, quando demora para falar ou permanece concentrado na brincadeira quando é chamado. 

A Organização Mundial da Saúde estima que o transtorno afete uma a cada 160 crianças no mundo todo. O autismo exige acompanhamento multidisciplinar, com profissionais como neurologista, psicólogo, psiquiatra e fonoaudiólogo. 

Pessoas com a condição também podem apresentar déficit de atenção, depressão, ansiedade ou hiperatividade, por isso o uso de medicamentos pode ser feito em algumas situações.