coronavírus

Prefeito de Ribeirão Preto pede revisão da decisão do estado que levou cidade à fase laranja

Prefeitura contesta análise do número de mortes por Covid-19 desde a atualização do plano em 28 de agosto
Por: Redação Franca Noticia | Categoria: Brasil | 04-09-2020 18:56 | 85
Prefeito de Ribeirão Preto discorda da decisão  do governo
Prefeito de Ribeirão Preto discorda da decisão do governo Foto de Reprodução

O prefeito de Ribeirão Preto (SP), Duarte Nogueira (PSDB), pediu nesta sexta-feira (4) ao governo do estado a revisão da decisão que rebaixou os municípios da Diretoria Regional de Saúde (DRS 13) da fase amarela para a laranja do Plano SP.

A Prefeitura contesta a análise feita no número de mortes por Covid-19 desde a atualização do plano em 21 de agosto. O critério tem peso 1 na classificação e levou a região à regressão de etapa.

Paralelo ao pedido, a Prefeitura vai oficializar uma ação na Justiça contra a decisão.

Em nota, a Secretaria de Desenvolvimento Regional informou que recebeu o pedido e que ele será encaminhado ao Centro de Contingência para análise.

De acordo com Nogueira, bares, restaurantes, salões de beleza e academias - estabelecimentos autorizados ao atendimento presencial apenas na fase amarela - vão funcionar normalmente até segunda-feira (4).

Número de mortes
Segundo o governo de SP, a mudança se deu em razão da evolução do número de óbitos em duas semanas - a média móvel de mortes foi de 1,48, com 10,1 mortes para cada 100 mil habitantes.

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Sandro Scarpelini, o cálculo feito pelo estado tem levado em conta a data do óbito, e não o início de sintomas da doença.

Fonte: G1