crise

Por conta da crise, mais da metade das famílias já tiveram alguém demitido ou com o salário reduzido

A pesquisa foi feita pela Fundação Getúlio Vargas. Quando se fala especificamente em demissões, 13% das famílias brasileiras já foram afetadas
Por: Redação Franca Noticia | Categoria: Economia | 26-05-2020 17:57 | 98
Desemprego atinge grande parte dos brasileiros
Desemprego atinge grande parte dos brasileiros Foto de Reprodução

Mais da metade das famílias brasileiras já sentiram algum impacto da crise no emprego e na renda. Quer dizer que pelo menos uma pessoa foi demitida, teve o contrato suspenso ou a jornada e o salário reduzidos. 

A pesquisa foi feita pela Fundação Getúlio Vargas. Quando se fala especificamente em demissões, 13% das famílias brasileiras já foram afetadas. A situação dos empresários também não é nada fácil.

Boa parte dos brasileiros, oito em cada 10, tem comprado apenas o essencial, seja porque a renda caiu, porque a pessoa tem ficado em casa, em isolamento, ou por medo do que pode acontecer no futuro, por exemplo.  

Com isso e com a quarentena, o faturamento das empresas despencou. No setor de serviços, que inclui bares e restaurantes e responde por sete, de cada 10 empregos, no País, 46% dos empresários reduziram o quadro de funcionários. 

Índice que chega a 44% na construção civil, 36% no comércio e 24% na indústria. Por fim, no geral, a maior parte das empresas acredita que a situação voltará ao normal apenas no fim do ano ou em 2021.