antecipação de feriado

Bancos querem ficar fora do esquema de feriadão em São Paulo

Prefeitura determinou a antecipação do feriado de 9 de julho para a próxima semana
Por: Redação Franca Noticia | Categoria: Brasil | 19-05-2020 15:09 | 95
Foto de Reprodução

Enquanto a B3, a Bolsa de Valores de São Paulo, admite que mantém as operações com 95 POR CENTO dos funcionários em trabalho remoto, instituições bancárias querem ficar fora do esquema de feriadão proposto pelo governo paulista.

Ao menos três fontes ouvidas pela Reuters, associadas à Confederação Nacional das Instituições Financeiras, pedem que os bancos possam abrir normalmente de quarta até segunda-feira.

O pedido com representação de dez entidades do setor foi enviado ao governador João Doria (PSDB).

A justificativa é que além dos problemas sociais e operacionais, exatamente no período de liberação da segunda parcela do auxílio-emergencial, a medida é inconstitucional.

No documento, destacam que o sistema financeiro é regido pela União, que fiscaliza as operações e o calendário de funcionamento.

Ressaltam, também, o impacto sobre os sistemas automatizados, que causará a interrupção da compensação de cheques e títulos, geração de multas e encargos por atraso e paralisação das transações.

A própria B3, que apesar de operar em esquema home office, assina o documento ao lado da Febraban, Abecs (Associação Brasileira de Empresas de Cartões de Crédito) e Anbima - de mercados financeiros e capitais.