Mudança no futebol

Técnicos aprovam quinta substituição no futebol

O objetivo da Fifa e da IFAB em autorizar que cada time possa fazer até cinco mudanças em vez das três atuais
Por: Redação Franca Noticia | Categoria: Esporte | 14-05-2020 22:30 | 62
Treinadores terão mais trabalho com a mudança nas substituições
Treinadores terão mais trabalho com a mudança nas substituições Foto de Reprodução

A ideia da Fifa e da International Board (IFAB, na sigla em inglês) de permitir a realização de até cinco substituições em um jogo de futebol caiu no gosto dos treinadores brasileiros. 

Caso a inovação seja aplicada no Brasil, os treinadores  afirmam que será necessário treinar mais variações táticas com os elencos antes de cada uma das partidas.O objetivo da Fifa e da IFAB em autorizar que cada time possa fazer até cinco mudanças em vez das três atuais é minimizar o desgaste dos jogadores. A proposta é temporária, válida só até dezembro deste ano.

As entidades consideram que pela paralisação causada pela pandemia do novo coronavírus, os campeonatos serão retomados com uma sequência mais intensa de partidas e com os atletas fora da forma física ideal. Por isso, surgiu a ideia de dar aos treinadores a oportunidade de mexer mais vezes no time.

Por outro lado, quem quiser fazer as substituições precisará parar o jogo no máximo três vezes, até para não prejudicar demais o andamento da partida. Recentemente a Fifa liberou as equipes de realizarem até uma quarta substituição, que poderia ser utilizada caso os jogos tenham prorrogação. A novidade foi utilizada inclusive na última Copa do Mundo, na Rússia.

Fonte: Futebol Interior