Risco

Olimpíada do Japão pode não acontecer, diz membro do COI

O alerta partiu do membro mais antigo do Comitê Olímpico Internacional Dick Pound
Por: Redação Franca Noticia | Categoria: Internacional | 01-03-2020 10:19 | 270
Foto de Reprodução

A realização das Olimpíadas de Tóquio está ameaçada.

O alerta partiu do membro mais antigo do Comitê Olímpico Internacional Dick Pound.

Em entrevista a uma agência de notícias internacional, o canadense, que é membro do COI desde 1978, disse que, se a situação com o novo coronavírus não for controlada até maio, as Olimpíadas serão canceladas.

O vírus foi detectado pela primeira vez na cidade de Wuhan, na China, em dezembro do ano passado e, em cerca de 3 meses, já foi registrado em ao menos 40 nações, incluindo o Brasil, que confirmou, nesta semana, o primeiro caso em um paciente em São Paulo.

No Japão, sede das Jogos Olímpicos 2020, já são mais de 800 pessoas infectadas, segundo números atualizados até a manhã desta quinta-feira.

Esse total considera os 704 casos registrados no navio cruzeiro Diamond Princess, que ficou em quarentena em Yokohama, uma cidade ao sul de Tóquio. Sete pessoas morreram, incluindo 4 que estavam no navio.

Na última quarta, como medida para tentar conter a disseminação do Covid-19, o governo japonês pediu que todos os eventos esportivos e culturais fossem suspensos ou limitados pelas próximas duas semanas.

A posição oficial com relação às Olimpíadas é que está tudo sendo realizado de acordo com cronograma e, até o momento, a realização dos Jogos Olímpicos de Tóquio, entre julho e agosto, está mantida.