Prevenção

Deputada Graciela pede prevenção contra o “Desafio da Rasteira”

Brincadeira tem sido feita nas escolas e pode causar ferimentos entre os estudantes
Por: Redação Franca Noticia | Categoria: Brasil | 14-02-2020 11:41 | 86
Deputada se reuniu com dirigente regional de ensino em Franca
Deputada se reuniu com dirigente regional de ensino em Franca Foto de Assessoria de Imprensa

A deputada estadual Delegada Graciela (PL) oficiou, nesta quinta-feira, o secretário de Estado da Educação, Rossieli Soares, e o dirigente regional de Ensino de Franca, Marcos Antônio Pereira do Amaral, solicitando atenção especial a uma perigosa brincadeira que tem acontecido nas escolas locais: o “Desafio da Rasteira”.

A brincadeira de mau gosto consiste em uma pessoa pular e ser derrubada com uma rasteira dupla aplicada por outras duas pessoas – ficando cada uma delas de um lado. O tombo, inevitável, pode causar lesões na cabeça e na coluna.

Segundo a deputada, com a massificação na postagem dos vídeos com as quedas via redes sociais, muitos estudantes têm reproduzido as rasteiras, filmado e divulgado via YouTube, Instagram, Facebook e outras mídias.

“É preocupante, por isso solicitamos ao dirigente de ensino a adoção de medidas preventivas e de conscientização acerca dos perigos do denominado Desafio da Rasteira entre os alunos das unidades de ensino da Rede Estadual”, disse a deputada Delegada Graciela.

Para a deputada, ações determinadas pela Diretoria de Ensino podem conscientizar os estudantes que machucar os colegas não é nada divertido e, além disso, pode trazer responsabilização a quem aplica as rasteiras.

“Seja por ingenuidade ou qualquer que seja a razão pelas quais as crianças e adolescentes participam dessa brincadeira, a verdade é que não eles têm noção do perigo no qual estão colocando o amigo. E isso precisa ser alertado mediante adoção de medidas preventivas e de conscientização pelos órgãos públicos, em especial nas escolas”, concluiu a deputada Graciela.